Tumores Cutâneos
Tumores cutâneos ou neoplasias cutâneas são crescimentos anormais das células da pele que podem ser benignos ou malignos.
Os mais comuns são os canceres de pele basocelular e espinocelular que surgem em áreas expostas ao sol como a face, orelhas, pescoço, couro cabeludo, ombros e costas. Invade e destrói o sítio acometido.
O melanoma mesmo sendo menos frequente dos canceres de pele, são de pior prognóstico com índices altos de mortalidade. O diagnostico e remoção do precoce do melanoma tem um percentual de mais de 90% de cura.
Como é a cirurgia para retirada de tumores cutâneos?
A cirurgia para retirada com margem adequada do tumor de pele é o próprio tratamento. A técnica utilizada depende do tamanho, localização e tipo do tumor e seguida ou não de outros tratamentos como quimioterapia ou radioterapia. Basicamente, a cirurgia retira o tumor e uma camada de pele sadia como margem de segurança e enviado para análise patológica para confirmar a cura.
Como é a cirurgia de retirada de tumor de pele?
O procedimento pode ser realizado sob anestesia local e o paciente recebe alta no mesmo dia. A remoção do tumor é feita com bisturi e a cirurgia reconstrutora é realizada no mesmo momento com retalhos de pele sadia local.