5 perguntas e respostas sobre a Lipoenxertia | Dr. Leandro Oshiro
Cirurgia Plástica

5 perguntas e respostas sobre a Lipoenxertia

Fale conosco pelo WhatsApp
Lipoenxertia
13set, 2021

O que é Lipoenxertia?

A lipoenxertia é uma técnica que utiliza a gordura da própria paciente para modelar certas regiões do corpo conforme sua vontade. O local mais realizando é nos glúteos, mas também é utilizada para recuperar o contorno e as proporções dos seios e face de maneira geral.

A principal vantagem da lipoenxertia é a minimização de possiveis efeitos adversos, uma vez que a substância utilizada para realizar o procedimento é de origem autóloga, ou seja, da própria paciente.

Além de modelar e/ou aumentar a região, a gordura melhora a textura da pele na área tratada, pois as propriedades do tecido gorduroso estão ligadas a presença das células tronco, capazes de se transformar em qualquer tipo de tecido.

Neste conteúdo, traremos 5 perguntas e respostas para que você acabe com suas dúvidas sobre a lipoenxertia.

Boa leitura!

1- Para que serve a lipoenxertia (enxerto de gordura)?

A lipoenxertia é um procedimento indicado para as pessoas insatisfeitas com sua aparência ou incomodadas com os aspectos de certas regiões de seu corpo.

As áreas mais realizadas são:

Glúteos – É feita para correção de assimetrias, diferença entre os tamanhos, defeitos ou preenchimento nas nádegas. Em alguns casos, o enxerto também é feito nas coxas para defini-las e dar simetria para a silhueta do corpo;

Seios – Neste caso, o enxerto da gordura é realizado para aumentar o volume, suavizar os aspectos dos implantes de silicone, combater a flacidez, corrigir assimetrias, pequenos defeitos e devolver seu aspecto natural;

Rosto – A lipoenxertia no rosto é feita para minimizar as linhas de expressão, o bigode chinês, combater as rugas, preencher os lábios e para devolver o volume facial e/ou das bochechas.

A lipoenxertia é uma forma de remodelar essas e outras partes do corpo mantendo os aspectos naturais, entregando simetria e melhorando a autoestima das pacientes. Este procedimento tambem é indicado para melhora de alguns tipos cicatrizes inestéticas e também pode ser complementar a abdominoplastia.

2- O que é feito para retirar a gordura de um lugar e colocar em outro?

Primeiramente, o cirurgião plástico ouvirá quais partes do corpo a paciente pretende remover gordura e qual será preenchida por ela durante sua consulta. O especialista determinará a possibilidade da retirada e os locais específicos, para isso conta com o auxílio de exames preliminares.

Em seguida é realizada uma lipoaspiração para retirar a gordura acumulada nos lugares indesejados. Depois disso, o material é tratado e purificado para que todo o sangue e outros resíduos celulares sejam completamente removidos. A purificação é feita para concentrar a maior quantidade possível de adipócitos (células de gordura) e otimizar os efeitos de preenchimento e melhora da pele. Para finalizar, o cirurgião faz o lipoenxerto nas regiões desejadas por meio de microinjeções.

Todas as etapas do procedimento exigem o uso de anestesia, seja local, peridural, raquianestesia ou mesmo geral. O tipo depende da região e extensão em que o procedimento será feito. Nos procedimentos de menor porte a paciente pode ou não ser sedada e para garantir mais conforto e tranquilidade é recomendado que seja submetida à internação de um dia.

3- Quanto tempo a paciente leva para se recuperar?

A recuperação dependerá do tamanho do procedimento em si, tanto coleta quanto a enxertia de gordura. Nos procedimentos localizados de menor porte, como se trata de uma cirurgia pouco invasiva, a recuperação da paciente pós-lipoenxertia é bem rápida. Em determinados casos é necessário o uso da cinta elástica.

A maioria dos(as) pacientes relatam dores leves a moderadas, pequeno desconforto, inchaços e hematomas na região, sintomas que costumam desaparecer por volta de três a quatro semanas após o procedimento.

É comum que os três primeiros dias sejam mais incômodos, mas o médico indicará analgésicos para aliviar a dor e entregar bem-estar durante o início da recuperação. É altamente recomendado para a saúde e bons resultados estéticos evitar esforços de grande intensidade nos primeiros 30 dias de recuperação.

4- E como ficam as cicatrizes da Lipoenxertia?

As cicatrizes são mínimas e os locais onde a gordura é retirada são pouco visíveis, como em torno do umbigo, na região pubiana, flancos, culote ou costas e têm poucos milímetros. O inchaço diminui consideravelmente entre 14 e 21 dias.

Quanto tempo leva para cicatrizar completamente? A cicatrização completa acontece no máximo em dois meses, sendo indicado nesse período, drenagem linfática pós-operatória dos locais onde foram realizadas as coletas da gordura.

5- Os resultados são permanentes? A gordura pode sair do lugar ou ser perdida?

Caso a cirurgia seja feita adequadamente e as indicações para recuperação respeitadas, as células continuarão vivas e saudáveis e o resultado duradouro. Parte da gordura é reabsorvida pelo corpo e o restante permanece na região. Se a paciente ganhar peso, sua gordura aumentará como um todo, inclusive na área enxertada e, caso venha a emagrecer, haverá a redução de gordura no local injetado.

Pronto, chegamos ao final de nossas perguntas e respostas. Lembre-se de tirar todas as suas dúvidas com o médico antes de realizar a lipoenxertia e certifique-se que ele é capacitado para realizar o procedimento.

Gostou do nosso conteúdo? Para saber mais sobre cirurgia plástica e outros procedimentos estéticos, continue no blog!