Lifting facial: o tratamento que “reseta” as alterações do envelhecimento facial!
Neste conteúdo você vai entender como a cirurgia para o Lifting facial, Ritidoplastia ou Ritidectomia, é capaz de zerar as alterações mais profundas geradas pelo envelhecimento da pele. Se você está em busca de um resultado duradouro está lendo o conteúdo certo!
Envelhecimento facial, como pará-lo?
Envelhecimento facial, como parar o inevitável? O envelhecimento é um processo biológico e este é o grande desafio da cirurgia plástica facial!
O envelhecimento celular é um processo natural cercado por vários outros eventos que podem ser mais intensos ou mais amenos em cada um de nós.
As mulheres começam a sentir as mudanças no rosto por volta dos 30 anos, porém neste período não é recomendado uma cirurgia facial, mas sim investir em tratamentos preventivos (Harmonização Facial).
Por volta dos 40 anos (fase pré-menopausa) há uma alteração significativa na produção de uma dupla importante: estrogênio e colágeno. Com a diminuição da produção do hormônio estrogênio os níveis de hidratação da pele e a capacidade de fabricação de colágeno diminuem e a aparência da pele começa a ficar seca e elástica.
A intensidade das alterações ganha velocidade com a aproximação dos 50 anos e com a queda vertiginosa da dupla estrogênio e colágeno a pele fica flácida, adquire rugas, fica mais ressecada, perde a sustentação e os contornos e tende a intensificar. Porém o envelhecimento pode ser desacelerado.
Durante o período dos 40-50 anos você pode optar por uma avaliação com cirurgião plástico.
Bom, você já deve ter percebido que o mercado de beleza apresenta cada vez mais produtos ditos “milagrosos” para combater o envelhecimento, mas até o presente momento o que se tem de mais efetivo e duradouro são os tratamentos proporcionados a um nível muscular atingindo uma estrutura chamada sistema músculo aponeurótico superficial – smas e isso só é possível através das cirurgias faciais.
Sistema músculo aponeurótico superficial – SMAS
O sistema músculo aponeurótico superficial – SMAS é uma estrutura fina, rica em colágeno, responsável pela sustentação da pele da face e corpo. Fica localizado abaixo do tecido adiposo e recobre o tecido muscular.
Os fatores que levam ao envelhecimento alteram todas as camadas da pele: epiderme – derme – hipoderme e inclusive as mais profundas como o SMAS.
Com a perda da sustentação do SMAS a face fica “caída”, sendo necessário tratar essa região através do seu tracionamento que proporciona o tão desejado efeito “lifting“.
A ritidectomia tem se mostrado o procedimento adequado para “zerar” as alterações deixadas na face ao longo dos anos e dessa forma trazer a tona a jovialidade do seu rosto com sua características preservadas.
Se você esta em busca de rejuvenescimento facial duradouro continue a leitura do texto e entenda mais sobre esta cirurgia!
A ritidectomia pode ser feita em mulheres e homens?
Sem dúvida as mulheres são muito mais vaidosas e buscam soluções estéticas desde muito cedo, mas a cirurgia facial tem sido procurada também pelos homens!
Como não é uma cirurgia plástica dedicada ao gênero da pessoa e sim em busca do rejuvenescimento de acordo com a individualidade da face, tem sido este o grande motivo dos homens procurarem as clínicas especializadas, como a nossa, nesta cirurgia.
Quem tem mais de 50 anos pode fazer cirurgia de face?
Sim, inclusive você pode realizar uma avaliação com um cirurgião plástico para verificar a necessidade de uma cirurgia de rejuvenescimento, como o Deep plane facelift por volta dos seus 40 anos para que ele planeje o melhor momento para sua cirurgia.
É a partir dos 40 anos que a cirurgia facial apresenta resultados muito positivos e harmoniosos com as estruturas faciais (cirurgia que respeita as características do rosto) sem ser estigmatizados!
Como é o procedimento?
Antes de falar sobre como é a cirurgia vamos primeiro entender um pouco sobre o que ocorre na face enquanto envelhecemos.
As alterações são facilmente observadas olhando-se no espelho:
- afinamento da pele,
- flacidez,
- sulcos na região dos olhos, boca e nariz,
- frouxidão muscular,
- perda de definição da margem da mandíbula
Há outras mudanças mais profundas como a reabsorção óssea e tudo isso pode ser intensificado por fatores genéticos e ambientais.
A perda da sustentação da face atinge não somente a pele, mas também estruturas profundas e ela precisa ser tratada e reposicionada para dar a face a jovialidade tão desejada sem aspecto de “artificialidade” que outros procedimentos apresentam.
Como você já percebeu a cirurgia do lifting facial é o tratamento que tem a capacidade de alcançar estruturas mais profundas e combater os principais problemas do envelhecimento.
Como é feito o lifting facial?
Os principais pilares desta técnica são o reposicionamento das estruturas que sofreram com a ação da gravidade ao longo dos anos, reposição do volume perdido (absorção de gordura ao longo dos anos) e ressecção do excesso de pele.
Com isso, almejamos melhor contorno do pescoço, melhor contorno mandibular, melhor projeção da região zigomática / malar (maçãs do rosto).
Como o tratamento é mais profundo do que aplicação de substâncias como botox ou laser, o resultado é longevo e permite a reorganização de outras estruturas faciais para compensar a perda de gordura.
Mas, como ficam as cicatrizes no rosto após a cirurgia?
As incisões são muito discretas, pois são realizadas sobre dobras e vincos da pele próximas às orelhas e escondidas no couro cabeludo. E se ficou curiosa a internação dura em média 24 horas e a recuperação em geral é bem tranquila.
E tem mais!
O grande trunfo desta técnica é que ela permite a utilização de tecnologias que auxiliam na recuperação da pele e também da produção de colágeno como o Morpheus 8.
Ritidectomia com Morpheus 8
O Morpheus é um tratamento realizado através de Radiofrequência por Microagulhamento robótico sendo capaz de trazer benefícios desde os estágios iniciais de aparecimento de linhas de expressão e rugas (a partir dos 30 anos) até o surgimento de sinais mais profundos (por volta dos 40).
Ele otimiza os resultados de cirurgias faciais e corporais remodelando as camadas de gordura e colágeno melhorando a flacidez. Sua ação provoca uma aumento sanguíneo e oxigenação na pele que adquire firmeza e proporciona rejuvenescimento.
Vou ficar sem expressão após a cirurgia?
Não! Você não ficará sem expressão na face e eu te explico o porquê. No passado, a cirurgia da face “puxava” a pele o que resultava naquele rosto sem expressão com perda das características do rosto da paciente. Quase que irreconhecível.
Na atualidade isso já não acontece mais!
Segundo Dr. Leandro H. Oshiro, a técnica que aplica não se limita à pele, pois alcança as áreas mais profundas da musculatura e ligamentos da face. ” O tratamento é totalmente individualizado e baseado nas principais queixas da paciente e das possíveis abordagens cirúrgicas para o rosto dela”
Ficou interessada? Entre em contato com a equipe do Dr. Leandro H. Oshiro e agende sua consulta!
Confira nosso texto sobre: Os Benefícios da Cirurgia Plástica para o Rejuvenescimento Facial.