O que acontece se engravidar após a abdominoplastia?
A abdominoplastia é uma cirurgia plástica que tem como objetivo corrigir a flacidez abdominal. Para isso, a pele e a fáscia abdominal são esticadas. Muitas pessoas buscam o procedimento para que se sintam mais felizes com o próprio corpo, embora a flacidez abdominal aconteça com todo mundo e você não deve se sentir fora do normal por isso.
Por isso, muitas mulheres procuram a abdominoplastia e algumas dúvidas costumam ser comuns, principalmente com relação à gravidez após abdominoplastia. Mas será que pode engravidar depois da cirurgia?
Quanto tempo após a abdominoplastia a mulher pode engravidar?
A cirurgia não é recomendada para mulheres que pretendem ter filhos depois da abdominoplastia embora se saiba que o período gestacional provoca diversas mudanças no corpo da mulher, ele se adapta muito bem.
Mas quando se trata de estética, cada paciente vai avaliar se vale a pena ou não para ela engravidar depois de realizar a abdominoplastia. A gravidez após abdominoplastia pode se desenrolar de maneira diferente em mulheres que fizeram a cirurgia. Veja:
- Mais chances de desenvolver estrias: os riscos de desenvolver estrias são maiores, uma vez que a pele vai esticar de novo. A dica é manter a pele hidratada para reduzir o impacto do esticamento.
- Parto: o parto pode ser tanto normal quanto cesárea. Não há nenhuma contraindicação quanto a isso.
A cirurgia dura cerca de 4 horas e utiliza na paciente a anestesia peridural ou raquianestesia podendo estar associada a anestesia geral. Depois que ela faz efeito, o médico faz um corte entre os pelos pubianos e o umbigo. O objetivo é remover o excesso de gordura e de pele, para depois costurar os músculos abdominais que estão enfraquecidos.
A recuperação exige que a paciente repouse por pelo menos 1 mês e exige cuidados com a postura. Além de não poder fazer esforço, ela precisará usar uma faixa abdominal. Nos primeiros dois dias é muito comum surgirem dores e também hematomas. Para evitar que líquidos se acumulem na região, o paciente fica com drenos por cerca de 7 dias.
Como fica a barriga depois de uma gravidez após abdominoplastia?
Dependendo do nível de flacidez após a gestação pode ser necessário uma nova correção, ou seja, uma nova abdominoplastia. Outro ponto a ser destacado é que o ideal é que a mulher aguarde um período mínimo de um ano após a cirurgia para engravidar novamente, embora não haja nenhum risco para o bebê.
Quem já fez abdominoplastia pode ter diástase?
O famoso estômago alto é uma reclamação muito comum entre as mulheres. Ela é uma distensão abdominal que deixa a região abaixo das mamas muito alta, inchada. Geralmente ela vem com dificuldade para respirar e sensação de inchaço. Isso pode acontecer devido a alimentação desregrada e o sedentarismo.
Outro fator que pode provocar o problema é a própria gravidez. Mas isso não acontece só com mulheres acima do peso. Muitas estão no peso ideal e apresentam o problema. Já a diástase é a dilatação dos músculos abdominais. O abdômen possui duas fileiras de músculos conectados a uma faixa branca. Durante o período gestacional elas podem ficar afastadas por causa da pressão provocada pelo útero.
Para identificar a diástase é preciso fazer um ultrassom abdominal. Fatores como várias gestações, gravidez de gêmeos ou um parto de um bebê de mais de 4kg favorecem o surgimento da diástase. Mas quem já passou pela cirurgia da abdominoplastia pode voltar a ter diástase?
Na verdade, o que acontece é que após a cirurgia há um inchaço provocado pelo procedimento. São os edemas que são comuns em qualquer cirurgia. Mas são os líquidos que provocam o inchaço, e isso é completamente normal. Geralmente este inchaço dura de 3 a 5 semanas, mas depois disso vai embora por causa da abdominoplastia.
A musculatura não volta a afrouxar depois da cirurgia, pois a técnica é muito eficiente. Uma nova gravidez é que seria um fator de risco para que isso aconteça, embora seja muito raro.
Como a cirurgia é feita
A cirurgia dura cerca de 4 horas e utiliza na paciente a anestesia peridural. Depois que ela faz efeito, o médico faz um corte entre os pelos pubianos e o umbigo. O objetivo é remover o excesso de gordura e de pele, para depois costurar os músculos abdominais que estão enfraquecidos.
A recuperação exige que a paciente repouse por 2 meses, e exige cuidados com a postura. Além de não poder fazer esforço, ela precisará usar uma faixa abdominal. Nos primeiros dois dias é muito comum surgirem dores e também hematomas. Para evitar que líquidos se acumulem na região, o paciente fica com drenos.
Ela pode oferecer os mesmos riscos das demais, sendo necessários exames pré-operatórios e internação antes da realização.
Se você se interessou pelo assunto e quer saber mais sobre este e outros temas relacionados a cirurgias plásticas, continue navegando no nosso site e leia mais no nosso blog!